Projeto Escola

Desde 2017 a Arte Point em parceria com o Instituto Mar Adentro e com patrocínio do WWF-Brasil idealiza, produz e apresenta peças teatrais para o público infantojuvenil com temas sobre a preservação e conservação do meio ambiente.
Através de uma linguagem lúdica e repleta de informação relevante a meninada aprende sobre ser um cidadão ativo e participativo.
O teatro é uma excelente ferramenta de comunicação, entretenimento e educação. Um grande aliado para propagar informações relevantes e incentivar bons hábitos.

Projetos Um Passeio Mar Adentro (2017) | A Batalha da Natureza (2019)

REDE PÚBLICA
E.M. Roma – E.M Dom Aquino – E.M. Cícero Pena – CIEP Professor Darcy Ribeiro – CIEP Fco. Cavalcanti Pontes Miranda – CIEP Rubens Paiva – CIEP Coronel Sarmento – CIEP Posseiro Mário Vaz – CIEP Compositor Donga. – CIEP Nação Rubro Negra – CIEP Presidente Agostinho Neto – E.M Estácio de Sá – E.M Castelnuovo – E.M Doutor Cocio Barcellos – Solar Menino de Luz

REDE PARTICULAR
Colégio Notre Dame – Colégio São Paulo – Colégio Liceu – Colégio Anglo Americano

EVENTOS
Feira da Providência – Clean Up the World – Marcha pelos Oceanos – Dia Mundial do Limpeza.

A BATALHA DA NATUREZA

Através de uma Peça Teatral Interativa o público infantojuvenil fica por dentro dos transtornos que o lixo causa na natureza, a quarta parede do teatro é quebrada e os atores convidam a plateia para entrar em cena e participar de um jogo de perguntas e respostas, despertando o interesse ao conteúdo apresentado. O assunto principal do roteiro é o enorme problema que o lixo causa na natureza, como interfere no ciclo de vida dos seres vivos que habitam as ilhas em alto mar. E também como toda a destruição da natureza afeta diretamente o ser humano.

SINOPSE
O Atobá voa por todos os cantos e sabe das questões dos seres que vivem na natureza, seja da flora ou da fauna. Após uma forte tempestade, ele vai ao encontro dos amigos da natureza para ver se estão todos bem, o que não era uma surpresa ver a quantidade de lixo que invadiu a ilha em que mora. Virou uma rotina após as chuvas o lixo ser levado pela correnteza para o local em que vive. Os amigos estão bem chateados e juntos eles pensam numa maneira de ensinar para os humanos o local certo do lixo. Afinal todos se prejudicam com esta questão. Então eles lançam o desafio da Batalha da Natureza. E assim é formado junto com a plateia o time da Flora e o time da Fauna, cada time tem seu capitão (personagens) e o Atobá vira o grande apresentador desta divertida competição. É muito importante o espectador prestar atenção em cada detalhe da apresentação, pois todas as perguntas que formam o quiz são informações ditas durante o espetáculo. Quem vencerá esta grande Batalha da Natureza? A cada apresentação um final diferente.
Ação: A plateia será dividida em 02 times: Time da Flora e Time da Fauna. Cada espectador receberá 01 cartão resposta, de um lado cor vermelha e do outro a cor verde que sinalizará as respostas certo/sim. Personagens: O pássaro Atobá como apresentador, Bromélia como a representante da flora e a Tartaruga representante da Fauna.

A imagem pode conter: 2 pessoas, pessoas sorrindo

UM PASSEIO MAR ADENTRO

O musical “Um Passeio Mar Adentro” traz para o cenário teatral infantil uma incrível montagem autoral repleta de divertidas experiências e conteúdo relevante.
Um animado grupo de seres vivos, que habita a Ilha Comprida, relata as aventuras e os perigos que passa diante de tantas surpresas que surgem por lá com a invasão do lixo.
O espetáculo conta com uma trilha sonora original, que envolve o roteiro criando uma sensacional atmosfera cênica do princípio ao fim. As músicas são cantadas ao vivo enriquecendo e aquecendo a apresentação como um todo.
Todas as etapas de criação do projeto (texto e letra) tiveram o acompanhamento da equipe de pesquisadores do Instituto Mar Adentro, assim garantindo a veracidade das informações passadas sobre as características dos seres vivos abordados na peça.
Sem dúvida nenhuma o musical infantil “Um Passeio Mar Adentro” veio somar de forma positiva com o mercado cultural ao propor inovação e relevância. Um grande presente para a meninada, que se divertindo, desperta a consciência para a proteção ambiental.

sos_verao_2018_informativo

SINOPSE
Pedro, bastante ansioso, apressa seu pai para que eles não se atrasem para o “Mutirão de Limpeza” na ilha Comprida. Antônio tenta acalmar a euforia do filho o lembrando da missão que estão indo fazer, em seu pensamento, catar lixo não é um passeio assim tão divertido. Ao desembarcarem na ilha ficam assustados com a grande quantidade de sujeira espalhada por todos os lados, Pedro acaba se distraindo e se perde do grupo de limpeza. Ao tentar encontrar seu pai, ele conhece incríveis espécies pelo caminho: um cacto carente que sofre bullying, um apavorado e estressado pássaro Atobá, a famosa bromélia e sua companheira pererequinha, o esperto golfinho e sua “amiga colorida” estrela-do-mar, a sábia tartaruga viajante e um bravo peixinho. Nesta incrível aventura Pedro aprende sobre o ciclo de vida desta fantástica trupe, sua função no ecossistema e as ameaças constantes provocadas pelos seres humanos ao seu habitat. Cada ser vivo tem sua característica singular, mas uma coisa eles têm em comum, horror a lixo. E agora que estão de frente de seu maior inimigo – o ser humano – o que vão fazer?

Apoio dos pesquisadores científicos do Instituto Mar Adentro: Massimo Bovini (Botânico) – Liliane Lodi (Cetáceos) – Larissa Cunha (Aves) – Daniela Batista (Estrela do Mar) – Amanda Vidal (Tartaruga) – Athila Bertoncini (Peixes)